02 March 2023

PARC - Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração

O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) é um programa do governo do estado do Paraná que tem como objetivo principal promover a alfabetização das crianças matriculadas no Ensino Fundamental das escolas do estado. O programa funciona por meio de uma colaboração entre as secretarias estaduais  e as secretarias municipais de educação, visando a melhoria da qualidade da educação básica no Paraná. 

Uma das etapas iniciais do PARC é o cadastro das escolas interessadas em participar do programa. As escolas devem acessar o site do programa e preencher um formulário com informações sobre a escola, como endereço, número de alunos matriculados, turmas que serão avaliadas, entre outras informações. Após o cadastro, os gestores das escolas recebem um login e senha para acessar a área restrita do site do PARC.

Uma vez cadastradas, as escolas, inicia-se o processo de cadastramento de todos os alunos, com suas informações pessoais e estudantis, bem como sua enturmação no sistema, para a seguir, participarem de duas etapas de avaliação. A primeira etapa é aplicada de forma censitária, ou seja, para todos os alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental das

escolas cadastradas no programa. A segunda etapa é aplicada de forma amostral, ou seja, apenas para uma parcela dos alunos que participaram da primeira etapa. 

A prova do PARC é composta por questões objetivas de múltipla escolha, abordando as áreas de Linguagem e Matemática. Além disso, os alunos também são avaliados por meio de uma prova de escrita, que visa verificar a capacidade de leitura e escrita dos estudantes. É importante destacar que a aplicação da prova é realizada pelos próprios professores das escolas, seguindo as orientações e instruções disponibilizadas pelo programa. 

Outra metodologia que pode ser adotada é a gravação em audio da leitura de textos específicos por parte dos alunos, os quais são anexados na plataforma como material avaliativo.

Os resultados do PARC são divulgados no site do programa e também são disponibilizados para as escolas cadastradas. Os gestores das escolas podem acessar os resultados e utilizar as informações para traçar estratégias de melhoria da alfabetização dos alunos e para acompanhar o desempenho dos estudantes ao longo do tempo. 

Os objetivos do PARC são diversos, mas um dos principais é promover a alfabetização de todas as crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental do Paraná. Além disso, o programa também visa melhorar a qualidade do ensino, identificando os pontos que precisam de atenção e traçando estratégias para solucionar os problemas encontrados. 

Para alcançar esses objetivos, o PARC, por se de aplicação e cadastramento detalhado, conta com a colaboração de diversos agentes educacionais, professores, gestores escolares e secretarias municipais e estaduais de educação. É importante que todos esses agentes estejam envolvidos no programa, desde o cadastramento, passando pela aplicação da prova até a análise dos resultados e a elaboração de planos de ação para a melhoria da alfabetização dos alunos. 

Por fim, o PARC também busca incentivar a participação das famílias no processo de alfabetização das crianças. Para isso, o programa disponibiliza materiais de apoio e orientação para os pais e responsáveis pelos estudantes, de modo a envolvê-los na promoção do aprendizado e no acompanhamento da evolução dos filhos na escola.

No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.