Histórico da escola


1 - HISTÓRICO DA ESCOLA


A Escola Municipal Padre Wenceslau está situada à Rua Caetano Zarpellon, 858, no Bairro Rio Bonito, com o telefone e fax número (42) 3132-6249, CEP: 84.503-365, na cidade de Irati, no estado do Paraná.

Em l4 de julho de 1968, através do decreto 10.647, assinado pelo Governador do Estado Ex. Sr. Paulo Pimentel e Secretário de Educação João de Mattos Leão, a escola passou a ser denominada Grupo Escolar Padre Wenceslau. Sendo inaugurado oficialmente em 15 de julho de 1968.

A Escola Municipal Padre Wenceslau iniciou suas atividades escolares com o nome de Casa Escolar Rio Bonito, em 1º de março de 1968, com 123 alunos matriculados em 1ª, 2ª e 3ª séries, tendo assumido como diretora interina a professora Irene Techy (in memorian), juntamente com as professoras Marilene Alves de Castro, Iracema Tucholski, Matilde Volski, Edwirges Rymsza Weretyck, Olivina das Neves Costa e Eloina Kawa, as auxiliares de serviços gerais Cecília Antonia de Oliveira e Glorinha Borges.

Através do decreto 1644, de 19 de fevereiro de 1976, a escola passou a denominar-se Escola Padre Wenceslau. Através da Resolução nº 3120 de 31/08/98 – doe de 11/09/98 a escola passou a denominar-se Escola Municipal Padre Wenceslau – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A escola teve o parecer do Núcleo Regional de Ensino aprovando o regimento escolar com o número 16/99 de acordo com o ato administrativo número 222/2003, do Núcleo Regional de Educação de Irati em data de 18 de dezembro de 2003, tendo como decreto número 380, DOE número 6408/31/01/03.

Ilustrando as mudanças ocorridas, em 2009, as instalações da escola estavam divididas em 08 salas de aula, uma sala para coordenação, uma sala para biblioteca, onde funciona a sala dos professores e a sala de vídeo, uma sala para a secretaria, uma mini-sala para contraturno , 02 banheiros e uma quadra de esportes coberta. Posteriormente foram construídos novos banheiros, os antigos readaptados, entre outras reestruturações. Em 2020 foram construídas mais duas salas de aula para atender a demanda por espaço e o crescente número de alunos. Além disso, rotineiramente são feitas adaptações para otimizar o uso do espaço, como rmodificações na biblioteca, laboratório de informática, salas pedagógicas, etc.



ATUALMENTE


DADOS DE 2022

Atualmente a escola atende  450 alunos matriculados em seus 3 turnos de funcionamento. A escola oferece, no período da tarde, 6 turmas de Educação Infantil (Pré escolar I e II), 4 turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, totalizando um atendimento para aproximadamente 200 alunos no período da tarde.

No turno matutino, a escola dispõe de 3 turmas de 2º ano, 3 turmas de 3º ano, 2 turmas de 4º ano e 2 turmas de 5º ano, totalizando aproximadamente 230 alunos atendidos no período da manhã.

No período noturno, funciona desde 2015 na Escola o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CEMEJA, onde os alunos da  modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA - FASE I (Séries iniciais do Ensino Fundamental - antigamente denominada de ensino primário ou de 1ª a 4ª série), com disponibilidade de transporte escolar, assistem aulas das disciplinas regulares além de participarem de oficinas diversas.

A Educação de Jovens e Adultos Fase 1 (etapa 1 e etapa 2) atende em torno de 25 alunos regularmente matriculados. Dessa forma, em 3 turnos de atividades, transitam pela escola em torno de 450 alunos.

Em 2022, a composição do quadro profissional é composta por 31 funcionários, sendo 16 professoras regentes (a escola tem um total de 22 turmas); 01 coordenadoras 40 horas e 02 coordenadoras 20 horas (uma específica para a EJA), 1 diretora, 04 assistentes operacionais, 02 merendeiras e 1 assistente administrativo, além de estagiários contatados para atender as disciplinas de hora atividade e apoio pedagógico.



É importante destacar que em 2015, em virtude de Lei Municipal, a escolha da direção escolar a passou a ser realizada através de eleições diretas, com a participação de pais, professores e funcionários e alunos, ampliando a participando democrática de toda comunidade no espaço e nos processos escolares. Além disso, a escola conta com instâncias deliberativas de participação coletiva e democrática, como a APMF e o Conselho Escolar, cuja finalidade, forma de atuação, atribuições e composição podem ser verificados em outros textos dispostos neste blog, bem como estão definidas no regimento escolar e na legislação pertinente que versa sobre o assunto.

========================================================================

2 - QUEM FOI PADRE WENCESLAU ?


Foi uma homenagem que os iratienses prestaram ao Padre Wenceslau Szuniewicz, pelo muito que fez e trabalhou materialmente e espiritualmente em Irati.

Padre Wenceslau nasceu em Wilno, na Polônia em 28 de dezembro de 1892. formou-se médico pela Universidade de Medicina de Moscou e era especialista em Pediatria e Oftalmologia, sendo ordenado Sacerdote em 8 de setembro de 1930.

Ele conseguiu entusiasmar a juventude, deu vida às associações religiosas e fundou novas, visando sempre a promoção humana integral. Quando chegou em Irati por volta de 1.º de julho de 1956 não quis exercer a medicina, mas percebendo a falta de médicos, vendo os pobres abandonados e desejando estender a sua missão de Sacerdote Missionário, mudou de idéia e carinhosamente os iratienses o chamaram de Padre Doutor.

Para atender melhor os pobres e com a ajuda do Dr. Ilmars Ruva, foi fundado um ambulatório médico no Bairro Rio Bonito. Não mediu esforços, tudo fez para minorar o sofrimento humano. Fundou a Associação de Pais Cristãos, sendo que com esta, consegue conscientizar e motivar altas figuras de nossa sociedade no sentido de unir esforços tendo em vista o bem comum. A associação cresceu rapidamente e é declarada “Benemérica Associação de Utilidade Pública Municipal”.

Com o objetivo de despertar o gosto pela boa leitura, fundou a Biblioteca da Paróquia São Miguel, que encontra-se sempre em funcionamento, sendo visitada por grande número de pessoas que procuram elevar seus conhecimentos.

Padre Wenceslau era gentil, delicado, atencioso, atraía a atenção, confiança e amizade de todos; sempre alegre e jovial, disposto e sorridente, conservando-se calmo até os últimos dias.
Passou os últimos anos de sua vida organizando, atendendo, auxiliando e conscientizando. Muito paciente e caprichoso, tinha consciência de seu caráter Sacerdote-Médico, fazendo questão de declarar que era médico do corpo e da alma.

Em 16 de outubro de 1963, após breve enfermidade, na hora em que costumava celebrar o Sacrifício de Cristo, terminou sua missão vítima de ataque cardíaco.
Embora já se tenha passado tantos anos, sua obra contínua produzindo frutos e sua memória contínua viva em nossos corações.

Sua vida, modelo digno para todo Cristão.

1 comment:

  1. I am his relative (his sister was my grandmother) and I am so happy that I have come across this page by accident. Krzysztof Strzemeski, Poland.

    ReplyDelete

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.