02 March 2023

As funções teóricas da gestão escolar

A gestão escolar é responsável pela administração e planejamento da escola, garantindo o bom funcionamento e o cumprimento das metas educacionais. A gestão escolar é composta pela direção e pela coordenação pedagógica, que têm papéis diferentes, mas complementares.

A direção escolar é a responsável pela gestão administrativa e financeira da escola. Suas principais atividades incluem:

Elaboração e execução do projeto político-pedagógico da escola;
Gerenciamento dos recursos financeiros e materiais da escola;
Contratação e gerenciamento dos funcionários da escola;
Representação da escola perante a comunidade escolar e a sociedade em geral;
Garantia do cumprimento das leis e normas educacionais.

Lembrando que estas atividades estão elencadas de forma genérica e resumida. Executar o projeto político-pedagógico por exemplo, é uma ação que requer o exercício de diversas atividades, planejamento, monitoramento, reavaliação. Enfim, a leitura do PPP, documento com aproximadamente 600 páginas, que está disponível clicando aqui, demonstra como cada item da lista é complexo de ser alcançado.

Já a coordenação pedagógica é responsável pelo acompanhamento e orientação das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores e alunos. Suas principais atividades incluem:

Elaboração e orientação da implementação do projeto político-pedagógico da escola;
Orientação dos professores no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas;
Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos;
Desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho dos alunos;
Orientação dos professores no processo de avaliação e feedback aos alunos.


Além da direção e da coordenação pedagógica, há outras funções dentro da gestão escolar, como a supervisão escolar, a orientação educacional, a secretaria escolar, entre outras. Cada uma dessas funções tem um papel importante no planejamento e na administração da escola.

Em resumo, o papel da gestão escolar é garantir o bom funcionamento da escola, planejar e implementar ações que promovam a qualidade do ensino, acompanhando e orientando professores e alunos para alcançar as metas educacionais. A direção é responsável pela gestão administrativa e financeira da escola, enquanto a coordenação pedagógica é responsável pelo acompanhamento e orientação das atividades pedagógicas.

O título do texto fala da função teórica porque na prática, a realidade de cada escola demanda uma postura e um rol de atividades diferentes de cada gestor. Uma escola localizada em um bairro nobre ou centro urbano tem certas demandas distintas de uma escola em um bairro carente de infraestrutura e onde a população precisa de um olhar mais social ou assistencial. Uma escola com menos alunos tem problemas distintos de uma escola maior. Mas o que há em comum é o objetivo de promover uma educação de qualidade a todos os alunos.

A verdadeira liderança é aquela que não ocupa o centro da escola, mas dá vez e voz a toda comunidade escolar, sabe conciliar os interesses muitas vezes distintos e coloca o aluno como centro do universo escolar.

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