31 July 2022

Histórico do Ensino Fundamental

Como comprovar o Ensino Fundamental Completo ? Uma das formas é através do Histórico Escolar, documento solicitado com frequência.

Devendo-se ao fato de que muitos pais e alunos deslocam-se, em alguns casos, desnecessariamente às escolas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) para solicitar histórico, gerando custos e deslocamentos desnecessários aos mesmos, esclarecemos que quando o histórico de conclusão do ensino fundamental ou equivalente é solicitado, o mesmo deve ser retirado no colégio onde o aluno concluiu o 9º ano ou equivalente. Isto porque, o histórico completo do ensino fundamental corresponde a toda sequência de estudos que o aluno realizou do 1º ao 9º ano. Ele apresenta tanto as séries iniciais (1º ao 5º ano), como também apresenta as séries finais (6º ao 9º ano).

Enfatizando, o histórico do ensino fundamental completo é uma sequência, uma continuidade, que vai do 1º ao 9º ano, contemplando tanto as séries iniciais quanto as séries finais, devendo, portanto, ser solicitado no colégio onde o aluno concluiu o Ensino Fundamental (9º ano ou equivalente). O histórico do 1º ao 5º é parcial e está contido no histórico completo quando ocorre a conclusão do Ensino Fundamental, sendo desnecessário apresentar ambos na maioria dos casos solicitados.
Assim, para evitar deslocamentos desnecessários, confirmem a real necessidade de apresentação de ambos junto ao órgão solicitante. No mais, sempre que necessário, a escola está pronta a atender as solicitações de informações e de documentos quando disponíveis e para atender com presteza às necessidades dos pais e alunos.

Abaixo, exemplo de histórico do Ensino Fundamental (completo), no qual é possível verificar que constam as séries iniciais e finais no mesmo documento, sendo a peça uma sequencia integrada. 


1 comment:

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.