11 July 2022

Atualização Cadastral - Dicas de preenchimento

Para evitar deslocamentos e otimizar o tempo dos senhores pais ou responsáveis, a escola normalmente envia pelo alunos a ficha de atualização cadastral em diversas ocasiões em que julga necessário atualizar ou confirmar dados de seus alunos.

Assim, sempre que necessário, solicitamos que  o responsável legal pelo aluno (pai, mãe ou aquele que assinou a matrícula) proceda a atualização cadastral e assine o documento. Em muitos casos, não se trata apenas de uma burocracia escolar, de uma atividade interna, mas de uma imposição legal que a escola precisa cumprir para alimentar sistemas da SEED e do MEC, os quais são utilizados no planejamento de políticas públicas, na distribuição de recursos, no oferecimento de vagas, entre outras finalidades.

Caso não haja dados que exijam
alteração, pedimos apenas para assinar a ficha e devolver para a professora no dia seguinte ao do recebimento.

Em alguns casos, estamos aproveitando a oportunidade para solicitar a cópia de alguns documentos  que passaram a ser obrigatórios ou que se encontram desatualizados ou ilegíveis na pasta do aluno, conforme determina as orientações legais. Entre estes documentos estão:

·   # Copia do talão de luz ou água em nome do responsável, emitido no máximo há 3 meses, ou na falta deste, um talão em nome de terceiros juntamente com qualquer outro comprovante de endereço.
·        # Comprovante de vacinação retirado na unidade de saúde atestando que o calendário vacinal do aluno está em dia.
·        # Cópia do CPF dos responsáveis
·        # Beneficiários do Bolsa-Família podem trazer também a cópia do cartão do benefício.



Abaixo estão os modelos de comprovante de vacinação. O primeiro deles indica até quando o esquema ficará completo. O segundo apenas expressa a regularidade na data da emissão.

Na sequência, está o modelo de ficha cadastral, ilustrando alguns pontos que merecem maior atenção.

Lembramos que os dados dos alunos são importados da escola ou CMEI que eles estudaram em anos anteriores, portanto, os dados de alguns estão defasados e requerem a atualização.

As setas vermelhas indicam alguns campos que mudam com maior frequência, como por exemplo: se o aluno é beneficiário do bolsa-família, se usa transporte escolar público, se o endereço e o código do talão de luz está atualizado. Também é importante que o responsável legal pelo aluno seja quem assine a ficha.





No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.