17 April 2024

O que é o IDEB e os resultados da Escola

O que é o IDEB ?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Para que serve ?

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais
importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O IDEB vai de zero a dez.

O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Como o IDEB é calculado ?

O IDEB é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para IDEBs de escolas e municípios) e do SAEB (no caso dos IDEBs dos estados e nacional).


A imagem seguinte apresenta um comparativo do IDEB alcançado pela Escola Municipal Padre Wenceslau de 2009 a 2021 com os índices alcançados pelo município, tomando por base a rede pública (já que a rede particular compõe outra parcela do cálculo) e tomando por referência à avaliação dos quintos anos (já que o indicador se apresenta tanto para os anos iniciais, quanto para os anos finais).


Essa informação é importante porque o índice da rede particular, ou das séries finais do Ensino Fundamental ou ainda, referente ao Ensino Médio, quando tomado de forma isolada, tem, em regra valor diferente. E os valores tanto da rede pública, quanto privada, das séries quanto das séries finais, podem ser agrupados para formar o IDEB geral do estado ou do país.

Percebe-se que o resultado obtido pela Escola manteve-se acima da média obtida pelo município em todos os anos ilustrados na figura seguinte, com exceção de 2021. 



Destaca-se que o município também apresentou índice superior ao obtido pelo Estado do Paraná. E todas as análises, seja tomando os resultados da escola, do município ou do estado, demonstram que os resultados ficaram acima da meta estabelecida.

Vale destacar que o ano de 2021 apresentou queda tanto no índice da escola, do município e do estado (tomando como referência as séries iniciais da rede pública). Neste ano, foram captados pela prova, pela taxa de aprovação ou fluxo, os reflexos do período pandêmico, entre outras variáveis possíveis, mas que não cabe discorrer neste texto, de caráter mais informativo que reflexivo ou crítico.



Também é necessário ressaltar que poderia ser realizada diversas comparações, como por exemplo: resultados da rede particular (municipal, estadual, nacional), comparar os anos iniciais e anos finais, comparações temporais, comparar regiões, comparação entre municípios, etc. Enfim, muitas estatísticas podem ser descritas a partir destes dados. 

Dessa forma, fica o link de um site interessante que condensa muitos dados em gráficos e é uma excelente fonte de consulta, de certa forma mais didática que o próprio site do FNDE.


Além disso, é preciso ressaltar que o IDEB reflete uma série de variáveis e questões, muitas delas ficando fora do alcance da escola. Questões socioeconômicas, culturais, estruturais da escola, da comunidade onde ela está inserida, etc. Enfim, N variáveis podem ser colocadas nesta equação.

Este ano teremos a divulgação do IDEB 2023. A expectativa é que ele demonstre uma evolução ou melhoria da qualidade do ensino. Que as escolas tenham conseguido compensar lacunas que ficaram, principalmente em decorrência da pandemia, que conforme os dados estatísticos demonstram, provocou uma queda praticamente em todas as escolas, municípios e estados.

O IDEB reflete objetivamente duas variáveis importantes: resultado nas provas padronizadas (conhecimento do aluno) e fluxo (aprovação). Porém, por trás destes dados objetivos, repousam N questões que devem ser consideradas. Formas de gestão, corpo docente qualificado e demais profissionais da educação valorizados e aptos a desenvolver seu trabalho, cada vez mais dinâmico, nestes novos tempos; alimentação, recursos didáticos, condições socioeconômicas dos alunos, do entorno escolar, IDH, participação da família, entre outras questões abrangentes que afetam a sociedade, inclusive os novos usos e costumes (celular, sedentarismo, etc.). 

A Escola é um ambiente complexo sujeito a interferência de muitas variáveis. Mas sem dúvida, o trabalho do professor tem papel primordial e direto. Desta forma, independente dos resultados que sairão, de antemão ficam os parabéns a todos os envolvidos na conquista dos resultados sempre crescentes e acima das metas, fruto do empenho e dedicação ao longo do tempo. 

É não tem como destacar e colocar nesta análise a imensa importância da participação e do acompanhamento dos pais em relação ao aprendizado dos alunos. Eles motivam, providenciam recursos, e fazem parte de todo processo educacional, que se inicia no lar, passa pela escola e retorna ao lar diariamente, em um processo que se inter-relaciona e precisa ser harmônico e integrado.

Todos estão de parabéns !!

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