23 May 2014

Bacias hidrográficas

O QUE É UMA BACIA HIDROGRÁFICA???

     Estudar didaticamente as bacias Hidrográficas Brasileiras é o que os alunos do quinto ano têm como desafio. Mas um conceito registrado em cadernos para decoreba, de nada acrescenta ao conhecimento da criança. É claro, que a teoria deve ser aprendida, mas aliada à uma prática, fica mais fácil.

Ao conceituar BACIA HIDROGRÁFICA como um conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes, trabalhamos um conceito pronto, acabado. Mas será que ao olhar o mapa do Brasil e suas bacias hidrográficas, a criança compreende do que se está tratando? 
Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e rios menores que desaguam em rios maiores (afluentes).
A formação da bacia é feita através dos
desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes. Portanto, a delimitação de uma bacia hidrográfica tem como principal elemento o relevo da região, visto que a água segue um caminho de acordo com o desnível do terreno. Outras características dependem da vegetação do local, as rochas, o clima, a ocupação humana, as atividades econômicas, entre outros fatores.
A análise e o conhecimento das bacias hidrográficas são de fundamental importância,pois a água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida na Terra. As águas desses rios são utilizadas para o consumo humano, agricultura, produção industrial, etc. 


As bacias hidrográficas devem ser preservadas, garantindo, assim, água de boa qualidade para todos os seres vivos. Elas são tão relevantes que são analisadas, inclusive, como unidades no que tange às políticas públicas, como pode se ver no site Águas Paraná.


PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS  BRASILEIRAS


ATIVIDADE PRÁTICA


Usando uma folha de árvore, uma folha de papel sulfite e lápis de cor, podemos melhorar a compreensão do conteúdo:
- Tire a impressão da folha da árvore em papel sulfite com o lápis amarelo. Defina com o lápis marrom o contorno da folha e descubra o divisor de águas. A parte amarela é a região de terras banhadas pelo conjunto de águas.
- Em seguida, reforce com o lápis azul todas as nervuras da folha, tanto a principal , como as secundárias. Está marcado o rio principal e seus afluentes.
- No extremo final da folha, marque com um ponto de lápis de cor vermelho, indicando a nascente ou cabeceira do rio principal.
- No extremo do pedúnculo da folha, que fica mais alargado, marque a foz ou desembocadura.
Pronto, você representou uma bacia hidrográfica, com todos os seus componentes. Assim como no mapa, as bacias tem formas diferentes, dependendo do curso do rio principal e de seus afluentes, as diferentes formas das folhas fazem a mesma representação.
Agora fica fácil conceituar bacia hidrográfica, você não acha??






Turma 5º ano B - Professora Alcineia



2 comments:

  1. Nós do 5 ano gostamos muito de fazer essa atividade, muito legaal!

    ReplyDelete
  2. Parabéns pelo estudo das bacias hidrográficas, uma das maneiras mais reais de se conhecer o ambiente em que se vive. Para termos dimensões locais, o Arroio dos Pereira que inicia na BR-153 e desagua no Rio das Antas, junto a Colina N. S. das Graças tem uma área verde entre o Jardim Califórnia e Ouro Verde a ser preservada e transformada em um parque municipal. Participe e apoie as ações por esse objetivo se informando com preserva.irati@gmail.com. Trajano Gracia Neto Engenheiro Florestal

    ReplyDelete

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.