12 August 2023

Implementação do Livro de Registro de Chamada On Line (LRCOM)

Em 2023, será implementado na Escola Municipal Padre Wenceslau, o Livro de Registro de Chamada On-line (LRCOM).

Este sistema vem sendo gradativamente implementado no município, e já é utilizado pela rede estadual de educação do Paraná.

Trata-se de uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) para que os professores possam realizar a chamada dos alunos de forma digital. Esse recurso foi implementado em 2016, com o objetivo de facilitar o processo de registro da frequência dos estudantes e garantir maior transparência nas informações, cada vez mais integradas e disponíveis para acesso pelos diferentes usuários.

O LRCOM é uma plataforma que permite aos professores registrarem a frequência dos alunos de forma ágil e segura. Para acessá-lo, é necessário que o professor tenha uma conta de usuário no sistema fornecido pela SEED-PR. Com essa conta, o professor poderá acessar o LRCOM em qualquer lugar, a qualquer momento, utilizando um computador, tablet ou smartphone.

É importante destacar que a utilização dessa plataforma requer um trabalho prévio por parte da secretaria escolar. Antes de disponibilizar o sistema para os professores, é necessário que a secretaria realize o cadastro prévio dos docentes, a criação da grade de horários, a alocação dos professores nas turmas, além do cadastro completo e atualização dos dados dos alunos nos demais sistemas interligados, como no caso, o SERE, dentre outras atividades que demandam atenção e cuidado.

Uma vez que essas etapas iniciais são concluídas, os professores poderão acessar o LRCOM para realizar a chamada dos alunos de forma digital. Na plataforma, os docentes terão acesso às turmas que lecionam e poderão visualizar a lista de alunos matriculados em cada uma delas. Ao clicar no nome do aluno, é possível registrar sua presença, ausência ou atraso. Além disso, o sistema permite que o professor faça observações sobre a frequência do estudante, como justificativas para faltas ou atrasos, inclusive no caso de atestados médicos.

Vale ressaltar que o LRCOM é uma ferramenta que oferece vantagens para toda a comunidade escolar. Para os professores, o sistema torna o registro de chamada mais ágil e eficiente, possibilitando que eles tenham mais tempo para se dedicar ao planejamento das aulas e ao atendimento individual dos alunos. Já para os pais e responsáveis, o LRCOM irá permitir que eles acompanhem a frequência dos filhos de forma mais rápida e transparente.

Outra vantagem do LRCOM é que ele contribui para a transparência e a integridade das informações. Com o registro digital da frequência dos alunos, é possível evitar problemas como o esquecimento ou a falsificação de dados. Além disso, o sistema permite que a secretaria escolar tenha acesso a relatórios detalhados sobre a frequência dos alunos, possibilitando uma gestão mais eficiente e precisa.

No entanto, é importante destacar que a implementação do LRCOM na rede estadual de educação do Paraná exige uma preparação cuidadosa. É importante que sejam oferecidos treinamento e suporte a todos os usuários do sistema, como secretaria, equipe pedagógica, gestão e para os professores, de modo a permitir que eles possam utilizar o LRCOM com segurança e eficiência, aproveitando todas as potencialidades do sistema e reduzindo a probabilidade de erros, especialmente na fase inicial de adaptação.

Diante desses desafios, a secretaria escolar deve estar atenta para garantir que a implementação do LRCOM seja bem-sucedida. É preciso que os gestores estejam comprometidos em oferecer aos professores e alunos uma ferramenta de qualidade que contribua para a melhoria da qualidade do ensino. Com a preparação adequada, o LRCOM pode se tornar uma importante ferramenta para a gestão escolar e para a promoção de uma educação mais eficiente e transparente.

Vale destacar ainda que as novas tecnologias estão cada vez mais e de forma mais rápida adentrando os muros escolares. As instituições de ensino já dispõem de diversos recursos informacionais, pedagógicos e técnicos que outrora eram apenas vislumbrados como distantes. É o caso de equipamentos audiovisuais, TVs inteligentes, sistemas digitais, etc. E mais novidades estão chegando a cada dia. Para ilustrar, já há projeto piloto de registro de chamada on line por meio do reconhecimento facial de alunos em algumas escolas brasileiras.

Isso impõe um desafio gigante a todos os profissionais, que precisam se manter aptos e atualizados para acompanhar este novo contexto; um desafio à gestão, que precisa promover capacitação continuada para au
xiliar os profissionais, embora a jornada de autoaprendizagem seja uma regra para quase todos. E impõe ainda um desafio aos pais, que também precisam entender e utilizar estes sistemas para obterem as informações e serviços de que precisam.

Resta saber se a tecnologia, ou a forma com que a usamos, vem realmente facilitando a vida das pessoas, gerando mais eficiência, produtividade no trabalho e na vida pessoal, liberando tempo antes perdido com atividades mecânicas e repetitivas, ou se cada vez mais nos vemos mais atarefados ou com menos tempo a dispor, já que dificilmente nos desligamos delas. Vale sempre a reflexão.

No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.