10 September 2018

Desfile cívico de 2018.

A Escola Municipal Padre Wenceslau, localizada na rua Caetano Zarpelon, número 858, no Bairro Rio Bonito, iniciou suas atividades escolares com o nome de Casa Escolar Rio Bonito, em 1º de março de 1968, com 123 alunos, tendo assumido como diretora Irene Techy (in memorian). Foi inaugurada oficialmente em 15 de julho de 1968, completando, neste ano, portanto, seu cinquentenário. Merece menção o fato de que em 1970 assumiu como primeira Diretora oficial do estabelecimento a senhora Marilene Seidel Silva.
A escolha do nome da escola foi uma homenagem que os iratienses prestaram ao Padre Wenceslau Szuniewicz. Este patrono, além de sacerdote, era formado em medicina pela Universidade de Moscou, especialista em Pediatria e Oftalmologia. Quando chegou em Irati não pretendia exercer a medicina, mas solidarizando-se com o sofrimento, especialmente dos mais pobres, fundou um ambulatório médico no Bairro Rio Bonito. Esteve a frente da fundação da Associação de Pais Cristãos, que foi declarada “Benemérita Associação de Utilidade Pública Municipal”. Com o objetivo de despertar o gosto pela boa leitura, fundou a Biblioteca da Paróquia São Miguel.
Entre os proponentes do nome da escola, bem como responsável pela sugestão do local de instalação, figura outro nome importante para a escola: o professor José Maria Orreda. Este sempre participou ativamente da escola, contribuindo especialmente com o incentivo à Leitura, razão pela qual a biblioteca escola traz o seu nome.
A instituição de ensino funciona hoje com um quadro de
25 servidores e 05 estagiários, atendendo uma clientela de 370 alunos distribuídos na educação infantil (pré escolar 4 e 5); no ensino fundamental (1º ao 5º ano) e na educação de jovens e adultos (fase 1). Soma-se a este público, em torno de 50 alunos do 5º ao 9º ano e do Ensino Médio das APED’s do CEEBJA, turmas para as quais a escola cede duas salas, totalizando o funcionamento de 18 turmas no prédio nos seus 3 turnos de funcionamento, com uma clientela total de mais de 400 alunos.
Na parte administrativa tem como diretora Claudia Ruppel Jatzek e como coordenadoras pedagógicas Alcineia da Luz Pelek, Lislaine Gerigk Homiak e Edna Josiane de Mello.
O tema apresentado pela escola no desfile cívico relaciona-se com a comemoração do cinquentenário da escola. Esta data consagra a trajetória da instituição que através do esforço coletivo de diversas pessoas, por meio século ilumina caminhos com as luzes do saber.


No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.