07 December 2011
Exposição de objetos antigos
Hoje quando assistimos o lançamento de foguetes espaciais e sabemos da existência de sofisticados computadores, muitas vezes não imaginamos como estas coisas foram criadas. Desde a utilização da pedra como ferramenta pelo homem primitivo, desde a elaboração do arado para facilitar os trabalhos agrícolas, a sociedade vem transformando o seu meio e facilitando sua vida com o emprego de invenções, quando tais coisas são utilizadas conscientemente. Assim, muitos dos problemas enfrentados pelos nossos antepassados que pareciam pareciam insuperáveis e diversas atividades que exigiam muito esforço e trabalho, são hoje facilitadas. Isso foi possível com a aplicação de muita criatividade e principalmente determinação, surgindo novas formas de modificar o meio e facilitar a vida. Você já se imaginou em uma mundo sem a lâmpada, sem o rádio, sem a TV, sem o relógio, sem o celular, etc. ?
Um exemplo de determinação e criatividade é Thomas Edison. Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes, sendo amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos. Não apenas mudou o mundo em que vivia, as suas invenções ajudaram a criar outro muito diferente: este em que vivemos hoje. Se hoje temos uma lâmpada é porque Thomas Edison tentou mais de 1.000 vezes atingir esse objetivo
Retratando a história das invenções, os alunos dos terceiros anos trouxeram e expuseram uma série de objetos antigos, compreendendo o contexto em que foram criados e a importância deles para seus proprietários (pais, avós, etc) e tendo a oportunidade de verificar as mudanças, cada vez mais rápidas, da atual tecnologia, que diariamente, torno muitos produtos obsoletos e descartáveis. Fica a dúvida: nós temos necessidade de tudo que temos ou esta necessidade é criada ?
Postado por
Escola Municipal Padre Wenceslau
1 COMENTÁRIOS - CLIQUE AQUI
Marcadores:
Atividades com os alunos
21 November 2011
Dia da Bandeira
Durante as comemorações do Dia da Bandeira, equipe da Najuá visitou as escolas Padre Wenceslau e Tancredo Martins para conferir como estão sendo trabalhadas as questões do civismo e do patriotismo nas salas de aula.
Há exatos 122 anos, no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, o Brasil ganhou a sua primeira bandeira oficial.
A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.
Segundo o site da rádio Najuá, nas duas escolas houve um bom exemplo de como o trabalho bem desenvolvido com os estudantes pode fazer toda a diferença.
Os alunos foram indagados sobre qual é o significado de cada uma das quatro cores da bandeira brasileira.
“O verde representa as matas do Brasil, o amarelo o ouro, o azul é o céu e o branco a paz”, explicou a Ana Caroline Carneiro, aluna da 4ª série "A" da Escola Municipal Padre Wenceslau. O aluno Rafael Passos Lima, da mesma turma, que também comemora mais um ano de vida neste sábado, 19, preferiu cantar uma estrofe do Hino da Bandeira, mostrando que desde pequeno já sabe demonstrar amor pela pátria.
Cláudia Ruppel, diretora da Escola Padre Wenceslau, explica que o ideal é fazer com que as crianças aprendam desde os primeiros anos de vida seus direitos e deveres. "Nosso intuito é trabalhar o papel deles na sociedade mostrando a importância de cultuar o civismo”.
Lislaine G. Homiak, coordenadora pedagógica da escola, conta que já se tornou um hábito na escola cantar os hinos. "Por exemplo, na segunda cantamos o Hino de Irati, na terça o Hino da Bandeira, na quarta o Hino do Paraná, na quinta, na quinta o Hino Nacional e sexta Hino do Centenário. O nosso papel encanto escola é esse educar desde pequeno as crianças".
Fotos e parte do texto retirada do site da Rádio Najua. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.
Lislaine G. Homiak, coordenadora pedagógica da escola, conta que já se tornou um hábito na escola cantar os hinos. "Por exemplo, na segunda cantamos o Hino de Irati, na terça o Hino da Bandeira, na quarta o Hino do Paraná, na quinta, na quinta o Hino Nacional e sexta Hino do Centenário. O nosso papel encanto escola é esse educar desde pequeno as crianças".
A LEI No 5.700, de 1 de setembro de 1971, e suas respectivas alterações, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, entre eles, a Bandeira Nacional, e dá outras providências. Além disso, determina a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental, uma vez por semana. Vale a pena conhecer essa Lei !
Fotos e parte do texto retirada do site da Rádio Najua. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.
Postado por
Escola Municipal Padre Wenceslau
0
COMENTÁRIOS - CLIQUE AQUI
Marcadores:
Atividades com os alunos
23 October 2011
Postado por
Escola Municipal Padre Wenceslau
0
COMENTÁRIOS - CLIQUE AQUI
Marcadores:
Leituras
20 September 2011
FOTOSSÍNTESE ? CLOROFILA ?
Continuar falando aos alunos que usando a luz do sol, gás carbônico e água as plantas conseguem transformar compostos inorgânicos em energia, além de liberar oxigênio para nossa atmosfera, através da clorofila presente nas folhas, ainda seria muito complexo.
Mas o que é a fotossíntese, e a clorofila???
É o que os alunos da terceira série C da professora Alcineia descobriram vendo este vídeo abaixo, que ilustra muito bem como ocorre a fotossíntese e o papel da clorofila neste processo, através de uma experiência muito fácil de fazer. Coletaram algumas folhas verdes e deixaram imersas no álcool. Em apenas um dia, as folhas estavam desbotadas e quebradiças, isso porque a clorofila se dissolveu no álcool, o qual ficou com a cor verde.
Veja você também o vídeo e entenda um pouco mais sobre o assunto.
Texto: Profª Alcinéia da Luz Pelek
Postado por
Escola Municipal Padre Wenceslau
02 September 2011
Atividades sobre bullying - 2011
Na última semana do mês de agosto, as 4ª séries “A” e “B” da Escola Municipal Padre Wenceslau, sob a orientação da Diretora Claudia Ruppel Jatzek, abordaram o tema bullying na escola, a exemplo do que já ocorreu em anos anteriores. (Para ver as atividades de 2010, clique aqui)
As conversas e textos foram apoiados na coleção de livros da Blu Editora. Os alunos também tiveram a oportunidade de pesquisar sobre o tema na internet durante as aulas de informática. Posteriormente, em equipes, inteirados do assunto, produziram desenhos representando a temática.
O trabalho será finalizado com a apresentação dos trabalhos para as demais turmas da escola e com a exposição dos mini cartazes produzidos na ocasião.
Postado por
Escola Municipal Padre Wenceslau
Subscribe to:
Posts (Atom)
BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.