08 March 2016

Atualização Cadastral dos Alunos 2016

Senhores pais ou responsáveis !

A Resolução 01/2016 da Secretaria de Estado da Educação – Superintendência de Desenvolvimento Educacional – orienta sobre os procedimentos para coleta de dados e traz o cronograma de trabalho que deve ser observado pelas escolas que utilizam o Sistema Estadual de Registro Escolar – SERE.

Considerando a importância da atualização destas informações para a manutenção da vida legal do aluno, do estabelecimento de ensino e para o planejamento e acompanhamento das políticas educacionais nas diferentes escalas de ação, é fundamental a colaboração dos pais no atendimento das solicitações administrativas / informacionais da Secretaria Escolar.

Um dos instrumentos necessários a esta finalidade é a FICHA de ATUALIZAÇÃO CADASTRAL.

Para evitar que os responsáveis pelos alunos necessitem deixar seus afazeres ou se ausentar do trabalho, a Ficha de Atualização Cadastral é encaminhada à casa dos alunos.  Entretanto, a ficha precisa ser corretamente preenchida, conforme orientamos através de avisos e nas reuniões e devolvida dentro dos prazos para a professora pelo próprio aluno.

Atenção no caso de ter ocorrido mudança de endereço !

Caso tenha ocorrido mudança de endereço, é importante que seja anexada à referida Ficha uma cópia da Fatura de Energia Elétrica. Caso a fatura da Copel não esteja no nome do responsável pelo aluno, é necessário anexar também uma cópia de um comprovante adicional de endereço, como um fatura de cartão, uma conta telefônica, etc.

A ficha deve ser devolvida à escola no máximo até dia 10 de março de 2016.

Para ilustrar a forma de preenchimento, na figura 1 constam os dados cadastrais de um aluno hipotético, conforme estão registrados no Sistema. (Para ampliar as figuras, basta clicar sobre elas).


Na figura 2, há um campo circulado em vermelho.  Nele consta “caso exista alguma alteração, utilizar os campos abaixo”. Dessa forma, se na parte superior da ficha (figura 1) estiver desatualizado algum dado, os espaços em branco na figura 2 devem ser utilizados para o preenchimento dos dados atuais corrigidos.

É preciso especial atenção com o campo circulado em azul, no qual consta “nº da conta de luz / água”. Embora haja a opção para marcar o número da conta de água no formulário, por enquanto, esta opção não é válida no sistema. Ou seja, apenas o número da fatura da Copel tem validade e deve ser preenchido.

Figura 2 - Espaço para correção / atualização de dados

A figura logo abaixo traz um talão de luz da Copel com o número de identificação circulado. Esse número, obtido de um talão recente (últimos 3 meses), é que deve ser anotado na ficha. É importante que a cópia da fatura enviada à escola esteja no nome do responsável pelo aluno. Caso a fatura (obrigatória) não esteja no nome do responsável,  junta-se a ela, um outro comprovante complementar de endereço.

Figura 03 - Talão de luz com o nº da conta destacado

No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.