08 August 2014

Escola alia teoria e prática para motivar a aprendizagem

A equipe da Escola Municipal Padre Wenceslau, no intuito de aliar teoria, prática e experiência concreta, buscou trabalhar com os alunos de maneira a extrapolar os limites da sala de aula, desenvolvendo atividades tanto lúdicas quanto práticas, as quais favorecem a assimilação dos conceitos e a compreensão da realidade pela classe, mantendo uma relação com o cotidiano do aluno e abrangendo os diversos meios e espaços, conforme preconiza a LDB.

Dessa maneira, os alunos do 5º ano trabalharam a questão do clima e do tempo. Para estabelecer de forma clara as diferenças entre um conceito e outro, em paralelo ao estudo conceitual, os alunos acompanharam a construção de uma biruta, instrumento utilizado para indicar a direção do vento. A partir disso, com a ajuda de um termômetro e dos sites de meteorologia, os alunos tabelaram e analisaram em diversos horários do dia, as mudanças ocorridas no tempo meteorológico, registrando variações na temperatura, na direção e velocidade do vento, da umidade do ar, volume e intensidade da chuva e da nebulosidade. 

 Posteriormente, pretende-se ainda
apresentar aos alunos a estação meteorológica existente em Irati e levá-los a entrevistar um produtor rural a fim de entender os reflexos do clima e do tempo, nas atividades humanas, mais especificamente, na agricultura, que de uma forma de ou de outra, afeta toda sociedade.

Isso os permitirá entender, além da diferença entre clima e tempo, as relações entre o conhecimento científico (estação meteorológica) e o conhecimento popular, entendendo o processo de construção social do saber.


Destaca-se ainda que estes conteúdos apresentam uma característica interdisciplinar, perpassando os diversos conteúdos e disciplinas, como por exemplo: meio-ambiente, matemática (registro e análise de dados numéricos) língua portuguesa (interpretação e transcrição dos dados), arte (construção de instrumentos), Ciências, além de Geografia.

Similarmente, outros temas foram trabalhados. Outro exemplo de conteúdo trabalhado de forma integrada foram as “bacias hidrográficas”. Após entender os conceitos, com o auxílio de uma atividade prática os alunos puderam assimilar os diferentes tipos de bacias hídricas e seus componentes.

Também se trabalhou recentemente com os alunos dos 3º anos, os jogos como instrumento de apoio no ensino da matemática. Inclusive, a utilização de atividades lúdicas envolvendo jogos no ensino da Matemática é uma das tendências propostas pelos PCN’S no Ensino Fundamental e Médio. A atividade de jogar tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção, concentração, necessárias para o aprendizado. (BORIN ,1995, p.8).

Além destas atividades, que motivam e fazem os alunos expressarem de forma concreta o entendimento conceitual das aulas, algumas atividades realizadas são transpostas no blog escolar (www.empadrewenceslau.blogspot.com), proporcionando mais uma forma de estímulo para os alunos reverem os conteúdos e de apresentarem aos familiares o resultado das atividades que eles mesmos realizaram, contribuindo para a integração escola-comunidade.

Ainda na relação com a comunidade, a escola utiliza já há algum tempo, além dessa ferramenta virtual, bilhetes impressos semanalmente, orientando e informando sobre diversas questões, além de outras atividades realizadas como a tradicional Noite Cultural, a Semana de Incentivo à Leitura, atividades sobre bullying, etc. ampliando a abertura permanente da escola à comunidade.  Destaca-se também a importância na formação crítica e no hábito da leitura a parceria com o Jornal Hoje Centro-Sul, utilizado também como ferramenta em diversas atividades.


No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.