05 August 2015

PDDE Interativo: uma ferramenta de gestão

Neste tópico será abordada mais uma atividade administrativa realizada, a qual, no entanto, depende da participação coletiva de diversos atores da comunidade escolar, representados através dos membros que compõe o grupo de trabalho (Direção, docentes, funcionários, pais de alunos, etc.) responsável por refletir sobre tais questões, realizar o diagnóstico, traçar o plano de ação e estratégico e fazer o seu acompanhamento, tendo em vista que a realidade e as questões educacionais, relacionadas com as questões sociais, não são estáticas, fazendo com que o planejamento também dependa de uma contínua avaliação e ajustes para se manter condizente com a dinâmica da realidade.

Trata-se do PDDE Interativo, uma ferramenta de análise e planejamento que abrange diversos aspectos administrativos, pedagógicos, de gestão, entre outros, que influenciam a complexa relação entre a instituição escola, comunidade escolar, sociedade e políticas públicas, sendo, portanto, vitais na busca pela qualidade da educação.

O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2013. É uma ferramenta DA escola e PARA a escola. Visa ajudar a comunidade escolar a identificar e a enfrentar os seus problemas. Para isso, as respostas do diagnóstico devem corresponder à realidade e devem ser pensadas coletivamente, dando subsídios tanto para os processos internos de gestão quanto para as políticas públicas educacionais.

Em 2013, essa ferramenta era denominada de PDE interativo, passando, em 2014, a se chamar PDDE Interativo. Essa mudança de nome é parte do esforço de convergência de programas que trabalham sob a égide do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para uma plataforma única: o PDDE Interativo.

O PDDE Interativo vem se configurando como importante interface de comunicação entre MEC, secretarias estaduais/municipais de Educação e escolas. No biênio 2011/2012, cerca de 100 mil escolas acessaram o sistema. Destas, cerca de 50 mil concluíram o seu diagnóstico e planejamento, tendo acesso a dados, questões e proposições que ajudaram a equipe escolar a pensar e a aperfeiçoar diversos aspectos da vida escolar e contribuíram para a melhoria da gestão e do processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, as informações geradas pelas próprias escolas (informações sobre o rendimento dos alunos, o perfil dos diretores, a participação da comunidade escolar, a composição do conselho escolar, a infraestrutura, entre outros) proporcionam ao MEC, e às secretarias estaduais e municipais de Educação, dados valiosos que poderão subsidiar a formulação de políticas públicas cada vez mais focalizadas e efetivas.
lustrando as diversas áreas abrangidas, sem mencionar as influências diretas ou indiretas (sociais, econômicas, demográficas, culturais, etc.) que a escola precisa conciliar, a imagem acima representa sinteticamente as grandes áreas da educação escolar analisadas coletivamente, tendo como foco a melhoria da qualidade da educação e sua integração com as metas e objetivos estabelecidos. Além disso, permite a reflexão de todos os atores envolvidos no processo educacional (professores, pais, gestores, etc.) sobre os diversos processos que se relacionam com o dia a dia escolar, favorecendo um planejamento consistente, realista e focado na realidade e especificidade de cada ambiente escolar.


Figura 01 - Leque ilustrativo de áreas analisadas no diagnóstico


Outro aspecto positivo do PDDE Interativo é o fato de estar contribuindo para o processo de articulação interna dos programas do MEC. Em 2012, a política de formação continuada de professores começou o seu fluxo com o levantamento da demanda por capacitação no PDDE Interativo. Em 2012 e 2013, outras áreas do MEC trouxeram diversas contribuições que enriqueceram o diagnóstico e deverão enriquecer os debates das equipes escolares.


Para conhecer mais sobre o programa, acesse o link http://pdeescola.mec.gov.br/index.php/pde-interativo e veja todas as etapas e requisitos, conforme ilustrado na figura abaixo.



No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.