31 March 2014

Professor Orreda - Só podemos dizer: Muito obrigado! Muito obrigado!

Foto: Amcespar
Professor José Maria Orreda

Algumas pessoas fazem história, ficam na memória e se tornam imortais nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-las...

E, de repente, a manhã de domingo perdeu o encanto... O sentimento de que ficamos órfãos se fez evidente. A triste notícia de que nos deixara nos surpreendeu, e, de súbito, mil imagens e palavras confundiram -se em nossas mentes. 

Existimos enquanto Escola Padre Wenceslau, porque um dia pensastes generosamente no poder mudar a história, do município e de cada pessoa que por aqui passou. E, pela bondade de sua alma, homenageou nosso patrono, Pe. Wenceslau, por serem almas gêmeas na bondade e cuidado com o povo.Por isso, sempre nos sentimos seus pupilos. É sabido sua grande paixão e dedicação para com nossa escola. Que se anuncie que é recíproca de nossa parte. 

Não era raro, as visitinhas inesperadas com presentes de sabedoria, doçura e simplicidade. Qual aluno nosso não sabe quem é o Professor Orreda? Impossível não sabê-lo. Sua obra literária  e suas palestras foram uma constante aqui... Quantas vezes fosse chamado, tantas vezes estava aqui, o Professor Orreda, alegremente, a espalhar todo conhecimento que seus anos de dedicação e estudo da História de nosso munícipio acumulou. Homem sábio, amoroso, cuidadoso, e, com toda licença poética, nosso "paizão"!

Fonte: redesuldenoticias.com.br
E, quando se fecham as cortinas de sua bela e marcante existência, sentimos ecoar suas palavras  em nossos corações, nos corredores da escola. Ecos, que serão eternizados na história... a história que com tanto esmero registrou e que agora se une com a sua, e será contada de geração a geração, sem possibilidades de ser esquecida.

Sentiremos sua ausência e quando a saudade apertar, nosso acalento estará logo ali, na biblioteca ao lado, nas fotos, jornais, livros... Cada verso, cada linha será para nós, o seu incentivo a acreditar no poder da educação.

A Escola Padre Wenceslau, através de sua direção, coordenação, corpo docente e discente, funcionários e APMF, vem aplaudir em pé e aclamar sua vida, seu exemplo. Agradecemos todo o carinho dedicado a nós, à educação, a Irati. Faltam palavras pra dizer tudo o que nossos corações sentem no momento. 

Sua missão foi cumprida espetacularmente e seu legado jamais será esquecido. Vá em paz e até um dia!! 

E, usando suas palavras, saudosamente, dizemos: "Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!!" - querido Professor Orreda.

Um pouco sobre a vida desse ilustre cidadão:
Segundo o site da Rádio Najuá e da Unicentro, José Maria Orreda, nasceu em Irati, em 27 de novembro de 1936, filho de Luiz Orreda e Ângela Eulália Brustolin, casado com Madalena Maria Anciutti Orreda. Cursou a Escola Superior de Educação Física e Desportos do Paraná (1958- 1960), foi fundador do jornal O Debate (1961); incentivou a construção do Ginásio de Esporte em Irati, das escolas João XXIII na Vila São João e Pe. Wenceslau no Rio Bonito, foi Inspetor Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (1964-1968). Contribuiu para a implantação das Associação de Pais e Mestres (APM) nas escolas rurais de Irati. Coordenador da APAE (1967) e secretário geral até 197. Coordenou as primeiras ações para a instalação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras, de Irati. Co-idealizador do brasão do Município de Irati e de sua bandeira, membro do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense em 1980, do Conselho Regional de Desportos(1983-1986), do Conselho Estadual de Cultura (1985-1986), Presidente da Câmara Municipal de Irati( 1983-1985). 

Autor dos seguintes livros:
Brasão do Município - Coautoria
do Professor Orreda



Minha Cidade ou Um Gato Engoliu o Sol (1968);

Pequena História da Erva Mate (1968);
Educação e Comunidade (1970);
Jogos Desportivos, Educação Integral para Todos (1971);
História de Irati vol. I (1972);
História de Irati II (1974);
Congregação de Missão(1975);
Revista Irati 70 anos (1977);
Rio de Prata e Aleluia I (1978);
Rio de Prata e Aleluia II (1980);
História de Irati III(1981);
O Esporte em Irati I (1987);
O Esporte em Irati II (1988);

Revistas do Centenário de Irati (2007)

Texto: Professora Alcineia Pelek e Haroldo Mathias

1 comment:

  1. Professor Orreda, foi nosso amigo, nosso incentivador, nosso motivador Deixará sempre muitas saudades mas, também ótimas lembranças. Nossa escola perde um amigo!
    Claudia

    ReplyDelete

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.