16 October 2013

Missa celebra os 50 anos da morte do Padre Wenceslau

© Foto da obra de Primo Araújo- disponivel
no acervo da Escola Padre Wenceslau, em Irati
Quarta-feira (16/10/2013), haverá uma celebração especial, às 19 horas na Matriz São Miguel, em memória ao Padre Wenceslau, pelos 50 anos de sua morte. A missa, que terá a presença do bispo Dom Sergio, e do coral Gaudeamus in Domino, será uma maneira de exaltar todos os trabalhos comunitários realizados em Irati.

O professor e historiador, José Maria Orreda, que conviveu com o Padre Wenceslau, conta que ele foi uma importante personalidade para a história de Irati. “Ele é um modelo de ação e cristianismo. Viveu apenas sete anos no município, mas a impressão é de que viveu 70, pela sua contribuição”, comenta Orreda. Entre os trabalhos comunitários desenvolvidos, o padre fundou a Associação dos Pais Cristãos quando chegou à cidade. 

Além disso, o padre doutor prestou
outros tipos de serviços à comunidade, por meio da educação, por exemplo. “Ele tinha um projeto, através da biblioteca volante coletiva, que dava a oportunidade de leitura para muitas pessoas, como a professora Luiza Nelma Fillus. O padre também mandou fazer pequenos armários com alças, colocava livros e mandava paras as escolas. E, depois de algum tempo, ele trocava por outros, incentivando a leitura”, diz Orreda. Como sua contribuição para a educação foi importante, o município possui hoje, uma escola, com o seu nome.

O professor também cita que o padre foi o grande responsável por mudar a história do bairro Rio Bonito, onde prestava atendimento médico, religioso e conseguiu trabalhar a união da comunidade. Ele construiu uma igreja local que, mais tarde, deu origem à Paróquia Perpétuo Socorro, que foi erguida ao lado. 


Texto retirado do site da Rádio Najuá
Fernanda Santos, com reportagem de Rose Harmuch

Disponível na íntegra em: 

No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.