21 November 2011

Dia da Bandeira

Durante as comemorações do Dia da Bandeira, equipe da Najuá visitou as escolas Padre Wenceslau e Tancredo Martins para conferir como estão sendo trabalhadas as questões do civismo e do patriotismo nas salas de aula.

Há exatos 122 anos, no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, o Brasil ganhou a sua primeira bandeira oficial.
A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.


Segundo o site da rádio Najuá, nas duas escolas houve um bom exemplo de como o trabalho bem desenvolvido com os estudantes pode fazer toda a diferença.

Os alunos foram indagados sobre  qual é o significado de cada uma das quatro cores da bandeira brasileira.

“O verde representa as matas do Brasil, o amarelo o ouro, o azul é o céu e o branco a paz”, explicou a Ana Caroline Carneiro, aluna da 4ª série "A" da Escola Municipal Padre Wenceslau. O aluno Rafael Passos Lima, da mesma turma, que também comemora mais um ano de vida neste sábado, 19, preferiu cantar uma estrofe do Hino da Bandeira, mostrando que desde pequeno já sabe demonstrar amor pela pátria.  

Cláudia Ruppel, diretora da Escola Padre Wenceslau, explica que o ideal é fazer com que as crianças aprendam desde os primeiros anos de vida seus direitos e deveres. "Nosso intuito é trabalhar o papel deles na sociedade mostrando a importância de cultuar o civismo”.

Lislaine G. Homiak,  coordenadora pedagógica da escola, conta que já se tornou um hábito na escola cantar os hinos. "Por exemplo, na segunda cantamos o Hino de Irati, na terça o Hino da Bandeira, na quarta o Hino do Paraná, na quinta, na quinta o Hino Nacional e sexta Hino do Centenário. O nosso papel encanto escola é esse educar desde pequeno as crianças".

A LEI No 5.700, de 1 de setembro de 1971, e suas respectivas alterações, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, entre eles, a Bandeira Nacional, e dá outras providências. Além disso, determina a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental, uma vez por semana. Vale a pena conhecer essa Lei !

Fotos e parte do texto retirada do site da Rádio Najua. Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.